INFORMAÇÃO ADICIONAL AO COMUNICADO REFERENTE AO PROGRAMA DE BOLSA DE ESTUDO ATRIBUÍDO PELO CAMÕES INSTITUTO DA COOPERAÇÃO E DA LÍNGUA (CICL)

25/06/2021, 16:31

O Instituto Nacional de Gestão de Bolsas de Estudo (INAGBE), vem por este meio, comunicar aos estudantes e ao público em geral, que os candidatos que já tenham iniciado ou não o seu processo de candidatura às bolsas de Mestrado e Doutoramento, a necessidade de remeterem a documentação adicional, designadamente:

  1. Formulário de candidatura e declaração compromisso de honra devidamente preenchidos e assinados;
  2. Cópia do documento de identificação (Bilhete de Identidade ou Passaporte) válido;
  3. Certificado de Habilitações de conclusão do último grau de formação académica (Licenciatura ou Mestrado);
  4. Para os candidatos que já tenham concluído o 1ºano do respectivo curso de Mestrado ou Doutoramento ou já estejam inscritos para o próximo ano académico devem apresentar o Certificado de aproveitamento da fase curricular ou carta de aceitação/matrícula, respectivamente;
  5. Declaração da entidade empregadora, no país de origem que atesta a utilidade da bolsa para a capacitação da própria entidade, quando aplicável.

 

Quanto ao concurso para as licenciaturas, aproveitamos a ocasião para pedirmos as nossas sinceras desculpas pelos transtornos causados, pelo facto de termos avançado com o anúncio da candidatura, pois quanto a este nível teremos de aguardar a publicação dos calendários dos regimes especiais para que se possa abrir concurso, sendo ainda necessário verificar-se previamente a elegibilidade dos cursos a serem considerados.

Relactivamente a documentação acima referida no ponto 1. os candidatos terão acesso ao mesmo, por via do link disponibilizado para o efeito, nas nossas plataformas digitais, após o preenchimento  do mesmo, deverão encaminhar no email: info.beportugal@inagbe.gov.ao

Todavia, reiteramos que, os interessados que cumpram com os requisitos preceituados acima e no Decreto Presidencial n.º 63/20 de 4 de Março, que aprova o Regulamento Geral de Bolsas de Estudo do Subsistema do Ensino Superior, e que não tenham dupla nacionalidade (portuguesa), devem apresentar candidaturas no portal: candidatura.inagbeangola.com no período compreendido de 18 Junho à 02 de Julho de 2021.

Pelo que, mais uma vez, informamos que a concessão de novas bolsas de estudo externas fora dos programas especiais do Governo angolano, quer a nível da formação graduada e/ou pós-graduada, encontram-se suspensas. Deste modo, as únicas oportunidades são as que existem por editais que requerem candidaturas, obedecendo aos seus requisitos.  

Entretanto, os candidatos de Mestrado e de Doutoramento serão avaliados pelo INAGBE e pelo Camões – Instituto da Cooperação e da Língua (CICL).

 

BAIXAR FORMULÁRIOS