COMUNICADO

09/06/2021, 13:54

O Instituto Nacional de Gestão de Bolsas de Estudo (INAGBE), vem por este meio, comunicar aos estudantes e ao público em geral, que a Embaixada da República Federativa do Brasil em Luanda-Angola, está a promover uma oferta formativa denominda “Programa de Ensino Profissional Marítimo para Estrangeiros (PEPME-2021)´´, para matrícula em 2022. O referido programa prevê a concessão de bolsas de estudo a alunos estrangeiros nos cursos de graduação abaixo descritos:

Formação de Oficial da Marinha Mercante de Náutica (FONT);
Formação de Oficial de Máquinas (FOMQ).
Para o efeito, os cidadãos angolanos interessados e que cumpram com os requisitos tais como:
Ter dezassete anos completos e menos de 24 anos de idade, em 1º de Fevereiro do ano da matrícula;
Entender e ser fluente em português, língua em que serão ministradas as aulas;
Não ter sido reprovado em curso anterior de Formação de Oficial da Marinha Mercante;
Ter nível de instrução correspondente ao Ensino Médio no Brasil (2º Grau, ciclo colegial completo ou equivalente. Os candidatos a serem seleccionados serão, preferencialmente os da área de ciências exatas;
Atender às seguintes condições comprovadas em exame (s) clínico (s):
– Altura mínima: 1,54m para homens e 1,52m para mulheres;
– Altura máxima: 2,00m para ambos os sexos;
– Peso: índice de massa corporal (IMC) compreendido entre dezoito e trinta. Tais limites, serão correlacionados pelos Agentes Médicos Periciais (AMP) com outros dados do exame clínico (massa muscular, conformação óssea, proporcionalidade, biotipo, tecido adiposo localizado etc.). Os demais requisitos deverão ser consultados no Site: https://www.gov.br/mre/pt-br/assuntos/cultura-e-educacao/temas-educacionais/oportunidades-de-estudo-para-estrangeiros/pepme_2021
Em relação os números de vagas, serão seleccionados um limite máximo de 10 (dez) candidatos em cada especialidade (FONT e FOMQ). Os cursos serão ministrados nos Centros de Instrução Almirante Graça Aranha (CIAGA) no Rio de Janeiro e Almirante Braz de Aguiar (CIABA) em Belém. Pelo que, os processos deverão ser entregues até ao dia 15 de Junho à Direcção do INAGBE.
De realçar que, a concessão pelo Instituto Nacional de Gestão de Bolsas de Estudo, de novas bolsas de estudo externas fora dos programas especiais do Governo, quer a nível da formação graduada e/ou pós-graduada, encontram-se suspensas. Deste modo, as únicas oportunidades são as que existem por editais que requerem candidaturas, obedecendo aos seus requisitos.

A presente oferta é unicamente financiada pelo Governo brasileiro.

Luanda, 08 de Junho de 2021

COMUNICADO SOBRE O PROGRAMA DE ENSINO PROFISSIONAL MARÍTIMO PARA ESTRANGEIROS (PEPME-2021)