COMUNICADO

10/08/2021, 15:23

O Instituto Nacional de Gestão de Bolsas de Estudo (INAGBE), vem por este meio, comunicar aos estudantes e ao público em geral, que o Governo suíço, através da Comissão Federal de Bolsas para Estudantes Estrangeiros (CFBE) está a promover um Programa de Bolsas de Estudo para o ano académico 2022-2023. O referido programa, prevê três níveis de formação tais como:

  • Doutoramento (PhD), com a duração de três anos no máximo;

  • Pós-doutoramento, com a duração de 12 meses;

  • Estágios de pesquisa, com a duração de 12 meses não renováveis.

As referidas bolsas, permitirão aos candidatos selecionados, realizar uma tese de doutoramento e/ou estágio de pesquisa de doutoramento (PhD) ou ainda estágio de melhoria em medicina em uma das 10 universidades públicas, dois Institutos Politécnicos Federais (Lausanne e Zurique) e os Institutos de Ensino e Pesquisa.

Importa ainda frisar que as bolsas são válidas apenas para estudos em tempo integral, não sendo válidas para programas mistos (parcialmente na Suíça e em parte, num país terceiro). As referidas bolsas, destinam-se aos estudantes pós-graduados altamente qualificados, que possuem habilitações literárias exigidas pelo programa de doutoramento e/ou de pesquisa.

O processo de candidatura compreende o período entre 01 de setembro até 30 de novembro do corrente ano. Pelo que, prevê-se o início da formação em setembro do ano de 2022.

Para mais informações e obtenção de formulários, seguem abaixo os links:

https://www.sbfi.admin.ch/scholarships_fr

https://www.sbfi.admin.ch/scholarships_eng

Não obstante, para mais informações complementares, os candidatos deverão de igual modo consultar a Embaixada da Suíça em Luanda, através do link: luanda@eda.admin.ch

De realçar que, a concessão pelo Instituto Nacional de Gestão de Bolsas de Estudo, de novas bolsas de estudo externas fora dos programas especiais do Governo, quer a nível da formação graduada e/ou pós-graduada, encontram-se suspensas. Deste modo, as únicas oportunidades são as que existem por editais que requerem candidaturas, obedecendo os respectivos requisitos.

A presente oferta é unicamente financiada pelo Governo suíço.

Luanda, 09 de Agosto de 2021

COMUNICA DE BOLSA SUÍÇA-09082021164741