Bolsas em Angola

As Bolsas de Estudo Internas são um mecanismo de apoio social, que concede um suporte na formação de quadros e técnicos nacionais, em areas estratégicas para o desenvolvimento político económico, social e cultural do país. Foi oficialmente criado em 2008, com o objectivo de estimular o sucesso o mérito e a excelência académica dos cidadãos nacionais em cada uma das 18 províncias do país, assim como, assegurar a igualdade de oportunidades e a equidade entre os potenciais candidatos.

Bolsas de estudo interna inicialmente concedida para cursos de graduação, mas a partir deste ano “2017” também serão abrangidas para os cursos de pós-graduação.

Para se candidatar à bolsas de estudos internas, os estudantes devem ter um comportamento exemplar, nacionalidade angolana, idade não superior a 25 anos, ter aproveitamento académico de referência, ter comportamento moral cívico e patriótico de referência. Aponta-se aqui também, uma quota para beneficiários do regime de proteção especial.

Atualmente são atribuídas dois tipos de bolsas internas, do tipo A  e do tipo B. As do tipo A é concedido aos estudantes selecionados que tenham registado e comprovado mudança de local de residência. Já as bolsas do tipo B é concedido aos estudantes selecionados que não tenha registado qualquer mudança do local de residência. 

As bolsas de estudos internas são concedidas para cada ano lectivo. Perdendo o direito, aquele estudante bolseiro, que tenha um fraco desempenho académico, que efetua mudança de curso sem previa autorização do INAGBE, que tenha reprovado ou abandonado o curso, que tenha mau comportamento académico, moral, cívico, e patriótico, de falsas declarações, que usufrua de mais de uma bolsa de estudos e que tenha algum envolvimento de fraude académico.  

No entanto, relativamente ao número de bolsas destinadas para cada província, existe um sistema informático a nível do INAGBE, que depois de inserir o número total de bolsas, o mesmo distribui de forma automática a quota por províncias e por cursos prioritários.

Após processo de seleção, os bolseiros assinam um compromisso de honra mediante uma declaração.

Sem Comentários

Este site reserva-se o direito de publicar os comentários. Não será visível aqueles que denegrirem, ofenderem e difamarem, estes estão fora do contexto ou contra a dignidade de uma pessoa ou grupo social. Nós recomendamos brevidade em suas abordagens.

  • Mostre respeito com os critérios em seus comentários.
  • Sem ofensa, ou usar frases vulgares e / ou palavras obscenas.
  • Reservamo-nos o direito de moderar os comentários que não cumpram as regras de uso.

Deixe um comentário